Design no Centro

Centro Brasil Design

Referência no desenvolvimento
do design brasileiro

Pessoas têm necessidades. Necessidades podem se tornar problemas. Problemas precisam de soluções. 

O design é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de produtos e serviços competitivos, focados nas necessidades dos usuários. 

O processo de design determina:

  • Desempenho, 
  • Facilidade de uso
  • Escolha de materiais
  • Apelo
  • Funcionalidade
  • Custos de fabricação 
  • Posicionamento de um produto ou serviço. 

A luta do Centro Brasileiro de Design (CBD) é pelo design que melhora a vida das pessoas, reduz custos, revê processos e aumenta performance e resultados. Queremos que as empresas pensem fora da caixa e transformem matérias primas em objetos, e serviços em processos cada vez mais úteis, transformadores, expressivos e com significado.

    Para isso, usamos a gestão estratégica do design como ferramenta. Fazemos a conexão entre quem precisa e quem sabe resolver. Um bom designer precisa conhecer a fundo um projeto para propor soluções ligadas às necessidades de um negócio. É preciso estar inserido no contexto e ter um olhar estratégico sobre o que é necessário criar e/ou ajustar. 

      Desde 1999, o CBD contribui para a evolução do Brasil, alavancando a competitividade por meio do design como processo de inovação. Temos como propósito idealizar, desenvolver e implementar projetos estratégicos e procedimentos de design para a indústria e órgãos governamentais. Somos a conexão direta entre o design brasileiro, a indústria e o governo. Como uma das instituições mais respeitadas por quem define as políticas da área no país, a forma de atuação do centro envolve inteligência, estratégia e ação, em uma ação de evolução contínua.

      Na cadeia produtiva, o design e suas áreas de atuação têm importância significativa, principalmente em termos de competitividade econômica perante aos mercados interno e externo. 

      O design é um elemento estratégico de diferenciação e de inovação. Ele influencia a percepção do público em relação a um produto, marca ou serviço. É uma ferramenta que faz a diferença em empresas de todos os portes e segmentos, já que repensa processos, estratégias, serviços e produtos para torná-los cada vez mais funcionais, convenientes, econômicos, seguros, confortáveis e eficientes.

      A indústria está cada vez mais incorporando o design em sua estrutura. Empresas locais e multinacionais possuem, aqui no Brasil, centros de design exclusivos, com equipes internas de desenvolvimento que, além de projetarem para o mercado nacional, exportam para outros países.

      Acreditamos que uma sociedade mais consciente conta com consumidores mais criteriosos e críticos. Com isso, o valor percebido em produtos, embalagens e serviços torna-se indispensável para esse consumidor.  E, neste momento de crise, percebemos que as oportunidades aumentam para aquelas empresas que possuem foco e estratégia. O design atua como um catalizador, conectando necessidades, desmistificando as oportunidades e ainda potencializando a criatividade na busca por soluções. O design vai além da estética, ele pode ser um grande aliado para reduzir custos, melhorar processos e minimizar riscos. 

      Com opiniões, dados, números, cases e histórias de sucesso, estaremos aqui na Revista iDeia Design com muita vibração, determinação e vontade para falar sobre design.

      Centro Brasil Design
      Instituição com atuação nacional que fortalece a cultura do design brasileiro por meio de consultorias, workshops, programas, projetos, eventos, debates, palestras e premiações.

      www.cbd.org.br
      www.facebook.com/centrobrdesign

      Pin It on Pinterest

      Share This