Edição 02

Nasce mais uma edição da revista iDeia. Buscamos organizar e contribuir com assuntos que são múltiplos e diversos em sua natureza.

A revista vai tomando forma, ganha experiência, diversidade e amadurece a cada edição, buscando primar pela inquietação de uma sociedade que convive singularmente em sua diversidade.

O universo é imenso e, nessa imensidão, são as diferenças que per- mitem que ele seja o que é – “universo”. Gerenciar atitudes que tenham como foco a “diversidade” é mais que um desafio, é um teste de aptidão, pois, como dizia Charles Darwin, só os aptos à mudança sobreviverão. Falar sobre diversidade é tentar entender a variedade e convivên- cia de ideias, características ou elementos diferentes entre si, em de- terminado assunto, situação ou ambiente. Podemos então entender que a ideia de diversidade está intimamente ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, heterogeneidade, variedade, assim como a diferentes ângulos de visão ou de abordagem.

Os princípios desta sociedade diversa trazem estampadas em si as modernas práticas e modelos de ação dos países mais avançados do globo. O homem contemporâneo é chamado a aprender e a utilizar essa diversidade para seu crescimento pessoal. E a iDeia procura seguir esse modelo, reunindo múltiplos conjuntos de infor- mações, que traduzem o nosso estilo de vida atual.

Nossa matéria de capa traz o indiano radicado em Amsterdam, Sa- tyendra Pakhalé, um designer extremamente ativo e empreende- dor que busca encontrar, na mistura entre materiais e tecnologias, soluções para necessidades específicas das várias culturas globais. Recheamos a revista com perfis, entrevistas, artigos e reportagens que materializam a nossa diversidade cultural e que nos mostram a riqueza espalhada em nosso território brasileiro, além de curiosida- des bem específicas fora do nosso país, como é o caso da seção Giro Cultural.

Acrescentamos uma novidade, que deverá estar presente nas pró- ximas edições: a participação especial de profissionais de desta- que nas áreas de arquitetura e design, dizendo o que entendem por “iluminação“.

Espero que, ao ler e folhear a revista, você possa ter o mesmo pra- zer que tivemos ao elaborar esta edição.

Boa leitura

Pin It on Pinterest

Share This