Edição 03

Nossa terceira edição vai tratar sobre a criatividade! Essa que no século XXI deixa de ser apenas um elemento de contemplação, admiração, novidade, originalidade e passa a ser um elemento também voltado à economia. Refiro-me a tão falada Economia Criativa!

Entendemos hoje a criatividade como a capacidade que temos de produzir novas combinações, dar respostas inesperadas, originais, de forma útil e satis- fatória, que são evidentemente dirigidas a uma determinada comunidade. Mas, começamos a perceber que a criatividade vai além disso. Ela é também um elemento impulsionador da economia, gerando divisas para cidades, es- tados e nações. Nossa capacidade perceptiva e criadora está se tornando cada vez mais foco de estudos e pesquisas, o que constitui uma força estraté- gica para vários profissionais e segmentos de mercado.

A Revista iDeia, sempre atenta a essas evoluções, traz nessa edição entrevistas, matérias e perfis com personalidades que vivenciam de perto a criatividade impulsionadora de economia, entre eles, na matéria de capa, o designer Ross Lovegrove, mundialmente conhecido pelo seu trabalho que liga a organici- dade dos elementos à inteligência humana. Nesse número, teremos também uma entrevista exclusiva com Richard Florida, escritor e conferencista, autor de vários livros de sucesso que focam a economia criativa, como: “A Ascen- são da Classe Criativa”. Temos o prazer de contar com a participação de ex- celentes colaboradores que nos brindam com artigos relevantes e inteligentes. Buscamos a participação de profissionais e empresas que nos apresentam cases de sucesso, demonstrando como é possível fazer da criatividade um diferencial no mercado.

A partir dessa edição, introduzimos novas seções. “Profissionais” tem por obje- tivo homenagear os profissionais das áreas de arquitetura e design, que atu- am em Minas Gerais, através da divulgação de seus trabalhos. Em “Ícones” mostraremos pessoas que se transformaram em verdadeiros ícones, em seus setores de atuação. Já em “Criador & Criação” vamos enfatizar profissionais e projetos que são especiais em seus segmentos. Por último, temos “Design ou Arte?”, que visa dar asas a uma velha discussão da sociedade e mostrar vários pontos de vista.

Sem deixar de mencionar nosso Giro Cultural, através de uma viagem a uma cidade dos “contos de fada”! Refiro-me a Tallinn na Estônia, vista pelo olhar de Renira Rampazzo.

Embarque nesta viagem!

Boa leitura

Pin It on Pinterest

Share This