Edição 05

Há algum tempo, li um artigo de um dos sociólogos mais conhe- cidos de nossa atualidade, Domenico de Masi que, aos 22 anos, já lecionava na Universidade de Nápoles. Ele dizia que a criativi- dade é, acima de qualquer coisa, a concretização de emoções administradas e técnicas introjetadas. Ou seja, uma característica intrínseca ao ser humano que nos possibilita dar vasão às nossas emoções de forma ordenada, mas sem nos privar da liberdade, do não compromisso com as regras estabelecidas ou mesmo de conceitos já existentes.

O importante talvez seja entendermos que a criatividade não exis- te sem uma fantasia desenfreada, que nos permite sonhar de olhos abertos, que nos encoraja a ousar caminhos não percorridos e, aci- ma de tudo, superar obstáculos que separam nossos sonhos da sua realização.

A quinta edição da revista iDeia trata exatamente desse tema, fa- lando sobre as várias “mentes criativas” que ousaram em seus ca- minhos. Um exemplo é o personagem da nossa matéria de capa, o designer japonês Oki Sato. Além de ter um trabalho respeitado em vários países, Sato exercita o processo criativo de várias formas, como o trabalho conjunto e continuado com outro designer, o ita- liano Luca Nichetto.

Vamos conhecer um pouco sobre o perfil profissional de pessoas que conseguem ser múltiplas em suas atividades, como o desig- ner e articulador social Jorge Frascara e o arquiteto e designer Ruy Ohtake. Serão apresentadas, ainda, entrevistas com pessoas que lidam com “mentes criativas” no seu dia a dia, como é o caso de Gabrielle Ammann, marchand de uma galeria na Alemanha dedi- cada a designers, e o gestor cultural inglês Ryan Roth, que vive no Japão e é um descobridor de novos talentos criativos.

Conheceremos o trabalho de alguns nomes mineiros, como o dos designers Eraldo Pinheiro e Sergio Savoi; do artista plástico Rigo e do arquiteto Cioli Stancioli, cada um dentro de seu segmento, mas com o mesmo teor elevado de criatividade. Sem contar com a participação de nossos colaboradores, que nos brindam com arti- gos inteligentes e gostosos de ler.

Boa leitura

Pin It on Pinterest

Share This