Edição 06

O trabalho do designer sempre foi mágico, técnico, histórico, sintético e funcional. Mas, antes de tudo, ele é abnegação! É criar em benefício do outro. É estar, anonimamente, presente na intimidade de cada usuário, como um voyeur do cotidiano, capaz de inter- pretar o indivíduo em seu processo cultural, transformando desejos em realidade.

Vivemos em um tempo no qual as necessidades reais e vitais da humanidade exigem do design uma visão e postura mais humanis- tas. Antes de qualquer coisa, o design deve estar em sintonia com as reais necessidades dos homens, para criar um futuro sustentável.

Baseados nessa reflexão, buscamos, para a sexta edição da Revis- ta iDeia, pautas que nos dessem um pequeno recorte do que está sendo realizado nesse sentido.

Começamos com a matéria de capa, com a competente designer Simona Rocchi, gestora criativa de todas as ações globais basea- das em sustentabilidade, inovação de produtos e design estraté- gico da Philips Mundial. Na seção Perfil, apresentamos o trabalho desenvolvido pelo arquiteto americano e diretor da Instituição “Pu- blic Architecture”, John Peterson. Contamos também a trajetória do designer brasileiro Fernando Jaeger, que tem a sustentabilidade como protagonista de sua história profissional.

Preparamos ainda entrevistas fantásticas: uma com o designer de móveis Sérgio Fahrer, pesquisador nato de matérias-primas susten- táveis, e outra com o diretor Industrial de Design & Inovação da Whirlpool do Brasil (Consul e Brastemp), Mario Fioretti. Na seção Criador & Criação, conhecemos um pouco do engenheiro, arqui- teto e designer mineiro, Porfírio Valladares.

Já em Persona, batemos um papo com a Cool Hunter e professora da Unisinos, Paula Visoná. No espaço dedicado aos artigos, temos a participação inteligente e generosa das professoras Rita Engler e Cássia Macieira.

Na seção “Lighting”, conversamos com as mineiras Junia Carsala- de e Ana Paula Luchessi, conhecidas pelos primorosos projetos de iluminação que desenvolvem. E, que tal aceitar nosso convite e fazer um giro cultural por Palermo, bairro hiper criativo de Buenos Aires, com a especialista em design e cultura, Sílvia Calixto?

A revista ainda traz o artista japonês 281 Anti Nuke, que usa da sua arte para fazer protestos importantes.

Por fim, não podíamos deixar de falar sobre dois ícones do design humanista contemporâneo: Dieter Rams e Steve Jobs.

Como sempre, espero que goste do que preparamos especialmen- te para você!

Boa leitura

Pin It on Pinterest

Share This