Edição 08

Mesmo com todas as tecnologias, funcionalidades e usabilidades dos produtos disponíveis atualmente, eles ainda não são suficientes para satisfazer nossas ne- cessidades como consumidores e usuários do século XXI.

Hoje, queremos ter mais do que o “material”, queremos vivenciar uma nova expe- riência ao adquirir produtos, ou ao nos relacionar com objetos que já fazem parte da história de nossas vidas.

Mais do que nunca, o Design Emocional se aprimora com o objetivo de en- tender e assimilar a significativa relação emocional que temos com os objetos a nossa volta.

E, foi pensando em entender um pouco mais sobre esse vasto universo, que a oitava edição da Revista iDeia é dedicada à relação entre design – emoção – objeto.

Para nossa matéria de capa, convidamos o respeitado professor Don Norman, considerado por muitos como o papa do design emocional, em função de sua literatura dedicada a esse tema. Nas entrevistas internacionais buscamos o dina- marquês Martin Lindstrom, autor de vários livros consagrados, entre eles “Brandsen- se”, que nos fala sobre a relação emocional que temos com as marcas. Ao seu lado, temos um dos principais defensores do design emocional, Marco van Hout, integrante do conselho da Design & Emotion Society.

Na seção Perfil, optamos por mostrar o talento de dois jovens brasileiros e promis- sores profissionais dedicados à relação emocional que temos com os objetos. São eles os designers Anderson Horta e Pedro Braga.

Na entrevista nacional, convidamos outro talento jovem, o jornalista e pesquisador Frederick van Amstel, editor do blog Usabilidoido, que vive hoje na Holanda, onde cursa seu doutorado.

Em Ícones, temos dois grandes designers, conhecidos mundialmente pelo traba- lho que realizam, extremamente ligado à relação emocional: Alessandro Mendini e Stefano Giovannoni.

Na nova seção, “Opinião”, convidamos o arquiteto Dalton Monteiro para nos falar sobre a relação entre iluminação e emoção! E Trazendo a questão para o lado material, apresentamos, na seção Projetos, o belíssimo projeto lumino- técnico realizado pela arquiteta Mariluce Duque na reforma do teatro mineiro, Francisco Nunes.

Em Miscelânea, abordamos dois assuntos muito interessantes: o movimento Mem- phis, importante para a história do design e o projeto Something Good, que fala sobre a experiência de união do trabalho de designers e artesãos.

Temos ainda ótimas dicas de leitura com Rita Ribeiro, na seção Ler Mais. Em ar- tigos, contamos com a colaboração de três convidados muito queridos: Andrea Nacacche, Daniel Padilha e Marcelina Almeida.

Como vocês podem perceber, nossa oitava edição está mais do que especial…

Então, só posso desejar uma ótima leitura!

Pin It on Pinterest

Share This